RAYMOND BERNARD
Uma vida dedicada à iniciação

Foto: Alice Ouzounian

Nascido em 19 de maio de 1923, em Bourg d'Oisans, Isère, na França, Raymond Bernard formou-se em direito , na Universidade de Grenoble, e dedicou-se aos negócios de sua família . Nos anos seguintes realiza contatos com importantes ramos da tradição cavaleiresca e templária. Em 1956, é levado a deixar os negócios da família para dedicar-se à reorganização da Antiga e Mística Ordem Rosacruz-AMORC, da qual era membro desde muito jovem . Ocupou funções de Grande Mestre , Legado Supremo e membro do Conselho Supremo da Ordem . Restabelece os trabalhos da Ordem Martinista Tradicional (no Brasil Tradicional Ordem Martinista ), onde assume as mesmas funções para as quais fora investido na Ordem Rosacruz. Participa também dos trabalhos maçônicos da Grande Loja de França.

Em 1988, aposentado e liberado de suas obrigações à frente da AMORC, sem romper seus laços com a mesma , funda o CIRCES — então Círculo Internacional de Pesquisas Culturais e Espirituais —  cujo objetivo é, desde o início , essencialmente humanitário e caritativo . Paralelamente a este movimento , ele restitui força e vigor a uma tradição templária secreta que não havia sido jamais interrompida ao longo dos tempos — ainda que sem atividades públicas desde o início do século XX — estabelecendo assim a OSTI ( Ordem Soberana do Templo Iniciático). Posteriormente , a OSTI absorve o CIRCES, que passa a ser o seu ramo caritativo e humanitário . Eleito Grão-Mestre , em 25 de setembro de 1988, no Palácio dos Papas , em Avignon, permanece à frente da Ordem até 1997, quando retirou-se para um merecido descanso , ao lado de sua esposa Yvonne, dedicada companheira de tantos anos e parceira de toda uma vida nas atividades tradicionais que Raymond Bernard animou. Tendo cumprido a missão que havia recebido há mais de 40 anos , Bernard, no entanto , permaneceu atento , acompanhando de perto o trabalho de Yves Jayet — eleito pelo Capítulo Geral da OSTI, e com o apoio do próprio Bernard,  Grão-Mestre da Ordem . Um velador silencioso , retirado, mas ainda e sempre em atividade , dedicando seus dias aos estudos e à meditação , em harmonia com seus amigos , seus leitores e com os cavaleiros de todo o mundo .

Escritor profícuo e inspirado, Raymond Bernard é o autor de vários livros , hoje clássicos , dedicados às tradições sapienciais e ao esoterismo  tradicional.

No dia 10 de janeiro de 2006 ele deixava o seu corpo físico , partindo Em Luz , encerrando assim a parte encarnada de toda uma obra dedicada às circunstâncias da iniciação .

Raymond Bernad, Cavaleiro e Grão-Mestre fundador da OSTI, faz falta , fisicamente, a sua esposa e filho , seus amigos e irmãos , mas permanece conosco em comunhão ainda mais íntima e verdadeira.

 


_________________________________________________________________________

 

Voltar à página principal